26º Congresso da Federaminas aponta futuro do associativismo e destaca protagonismo econômico de MG
Evento terminou neste domingo (24), em Caeté
Entre os dias 21 e 24 de novembro, o Tauá Resort & Convention, em Caeté (MG), recebeu o 26º Congresso da Federaminas, evento que neste ano reuniu lideranças empresariais de mais de 60 cidades do estado. Com o tema “Conectando Negócios – Fortalecendo Minas”, o congresso consolidou-se como um marco de inovação e do fortalecimento do associativismo mineiro. “O nosso balanço é o melhor possível. Mais uma vez mostramos a força do associativismo mineiro para o país e trouxemos aqui os principais líderes do movimento, além de pessoas inspiradoras para os negócios. Muito obrigado a todos que construíram conosco esta edição e até 2025, no melhor congresso da Federaminas de sempre”, disse Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas.
Conexão e negócios
A programação deste ano destacou a importância das conexões para impulsionar o desenvolvimento econômico e humano. “A iniciativa da Federaminas de realmente aproximar os empresários faz com que essas energias finalmente se encontrem. Essas faíscas só acontecem em eventos presenciais, como nas palestras, reuniões e painéis. Isso nos ajuda a desenvolver habilidades como motivação, resiliência e a sensação de não estarmos sozinhos”, comentou o escritor Marcos Piangers, um dos palestrantes desta edição.
Como destaques, muitos congressistas ressaltaram a palestra de Luis Justo, CEO do Rock in Rio, que falou sobre “A arte de sonhar e fazer acontecer”, e a participação de nomes como Daniela Garcia (CEO da Capitalismo Consciente Brasil), Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza) e Jayme Nigri (sócio-fundador do Grupo Reserva)
Luis Justo CEO do Rock In Rio
Quem participou de toda a programação também comentou sobre o ambiente acolhedor e de aprendizado. “As palestras e os painéis foram incríveis, mas, além da parte técnica, o lado humano faz a diferença. A gente chega e já é recebido pelo nome, reconhecido. Isso cria amizades e nos faz sentir em casa”, destacou Tereza Teixeira, congressista de Guanhães.
Eventos paralelos
- 5º Congresso de Direito Empresarial e Tributário:
Neste ano, especialistas discutiram a reforma tributária, planejamento sucessório e estratégias para expansão de negócios. Um dos destaques foi a homenagem ao ministro José Afrânio Vilela, que enfatizou: “A missão desses 350 mil empresários vinculados à Federaminas é participar ativamente da concepção dos objetivos do bem-estar do povo brasileiro”.
- Assembleia Geral Ordinária da Federaminas Jovem:
Jovens empreendedores discutiram conquistas de 2024 e planejaram o fortalecimento do associativismo jovem para 2025. O evento promoveu troca de ideias e integração entre as lideranças emergentes.
- Prêmio Mulheres Além das Gerais:
A honraria destacou o protagonismo feminino no empreendedorismo mineiro, homenageando 28 mulheres. “É um grande prazer ver que o trabalho que desenvolvemos está gerando resultados. Essas mulheres representam tantas outras que fazem a diferença diariamente em Minas Gerais”, disse Izabel Mendes, presidente da Federaminas Mulher.
Entre as homenageadas, a empresária Rosalina Cardoso Vilela, de Uberlândia, expressou gratidão. “Estou muito feliz e agradecida. Acredito que consegui servir de alguma forma”.
- Mérito Empresarial:
A premiação reconheceu 64 empresários de várias regiões do estado. “No mundo dos negócios, a menor distância entre dois pontos é o associativismo. Reconhecer o esforço desses empresários é celebrar sua contribuição para o município, o estado e o país”, afirmou Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu uma homenagem especial e falou em nome de todos os homenageados. “É uma grande honra receber esse reconhecimento. Ele mostra a força do associativismo e a relevância dele para a economia de Minas Gerais”, destacou
Qual é a sua reação?