Araxá solicita ao Ministério da Saúde R$ 4,7 milhões para atendimento regional
O município de Araxá encaminhou ao Ministério da Saúde um pedido formal de incorporação de R$ 4.730.243,51 ao Teto Financeiro Federal de Média e Alta Complexidade (MAC). A solicitação tem como objetivo equilibrar a diferença entre a produção realizada pela rede de saúde local e os recursos atualmente repassados pelo Governo Federal, assegurando a continuidade da assistência à população da microrregião. Araxá é polo regional de saúde e atende não apenas seus 111.691 habitantes, mas também a população de outros sete municípios: Pratinha, Ibiá, Tapira, Campos Altos, Santa Juliana, Perdizes e Pedrinópolis. Ao todo, são 190.805 pessoas que dependem dos serviços de média e alta complexidade ofertados na cidade. Em 2024, a produção ambulatorial e hospitalar aprovada chegou a R$ 15,5 milhões, enquanto o teto federal destinado a Araxá foi de apenas R$ 10,7 milhões, resultando em um déficit acumulado de mais de R$ 4,7 milhões, equivalente a aproximadamente R$ 394 mil mensais. O prefeito Robson Magela destaca que o pleito é essencial para evitar riscos de desassistência e garantir a sustentabilidade da rede regional.







