Campeonato Mineiro de 2026 começa dia 10 de janeiro
Com a nova grade de competições definida pela direção da CBF para o a no que vem, a Federação Mineira de Futebol marcou o início do campeonato estadual para o dia 10 de janeiro de 2026. O Mineiro 2026 terá a participação de 12 clubes: América-MG (BH), Athletic (São João del-Rei), Atlético-MG (BH), Betim (Betim), Cruzeiro (BH), Democrata (Governador Valadares), Itabirito (Itabirito), North (Montes Claros), Pouso Alegre (Pouso Alegre), Tombense (Tombos), Uberlândia (Uberlândia) e URT (Patos de Minas). O North e a URT foram as equipes que subiram do Módulo II. Os 12 clubes foram divididos em três grupos. Os times não se enfrentam dentro de suas respectivas chaves. Jogam apenas contra os participantes dos outros grupos, em turno único, ou seja, em oito datas. Classificam-se à semifinal (serão em jogos de ida e volta) os líderes de cada chave e o melhor segundo colocado geral. A final, em partida única, será no Mineirão, prevista para dia 8 de março, com mando da FMF. Em caso de empate no tempo normal, o título vai ser definido nos pênaltis. Serão rebaixados os dois piores quartos colocados dos grupos. Para a temporada 2026, a competição terá árbitro de vídeo em todos os jogos. As análises dos lances em campo serão divulgadas nas plataformas oficiais da FMF.







