Orquestra de Câmara do Centro Julio Dário já tem data para estrear

Um sonho que virou realidade e até já tem data, local e hora para ser materializado e eternizado através da magia e do encanto da música. Será no dia 23 de fevereiro de 2025, a partir das 10 horas da manhã no icônico teatro do Grande Hotel do Barreiro em Araxá. Um palco perfeito e escolhido com detalhes para o Concerto Inaugural da Orquestra de Câmara de Araxá, recém concebida por meio de um projeto cultural chancelado pelo Centro de Formação Profissional Julio Dário.
Orquestra de Câmara é um grupo instrumental composta por um menor número de músicos e instrumentos musicais do que se comparada com uma orquestra. Ela normalmente realiza apresentações em ambientes restritos e fechados; daí o nome "câmara", que nesse caso é referência ao local destinado a apresentação.
E para saber mais e contar a história desse projeto cultural, a reportagem do Jornal interação foi até a sede do Centro de Formação Profissional Julio Dário, conversar com o Coordenador Geral e Gestor do projeto, Paulo Henrique Martins.
Segundo ele, “a ideia de se criar o projeto da orquestra, surgiu em fevereiro de 2023 numa conversa com o professor de música Tiago Martins de Araxá. De lá pra cá montamos o plano de trabalho, a construção do projeto e fizemos uma visita à orquestra de Uberaba para conhecer e aplicar em nosso projeto”.
A partir daí o projeto foi aprovado e captações foram feitas junto à empresas da cidade para colocar a orquestra em funcionamento. Paulo Martins, revela que, “ a orquestra é formada pro 19 músicos profissionais e práticos da cidade, o que vem fortalecer a identidade genuína de origem da orquestra, valorizando os músicos da terra. Cada músico recebe uma cota mensal de mil reais e nós temos sete bolsistas, jovens iniciantes entre 11 e 16 anos, que recebem entre 500 e 250 reais por mês. Essas bolsas são mantidas pelo Rotary Clube de Araxá e por padrinhos independentes, que apostam no projeto e querem dar oportunidade para a formação de novos músicos em Araxá.”
O Coordenador do projeto conta ainda que, “o nosso repertório enfoca a música erudita em geral e, música popular brasileira. A orquestra utiliza os instrumentos clássicos, como o violino, viola de arco, violoncelo e piano. O nosso maestro é o Tiago Martins, temos um cantor lírico que é o Henrique Natal e a Danielle é a nossa percursionista.”
Os ensaios já duram um mês e meio e acontecem sempre na quinta-feira, na sede do Centro de Formação Profissional Julio Dário, com duração em média de três horas.
Finalizando Paulo Martins disse que, “ a orquestra chegou para ficar e principalmente promover a arte e incentivar a formação de novos talentos na cidade e também valorizar profissionalmente os músicos de nossa cidade. E numa segunda fase do projeto nós vamos criar aqui a Escola de Orquestra com 60 vagas para crianças, sendo 20 coristas e 40 instrumentistas, todos remunerados.”
O Concerto Inaugural da Orquestra de Câmara do Centro de Formação Profissional Julio Dário de Araxá, no próximo dia 23 de fevereiro, a partir das 10 horas da manhã no Teatro do Grande Hotel do Barreiro, será aberto ao público. Os convites devem ser retirados na sede do Centro Julio Dário, em horário comercial, localizada, à Avenida Amazonas, 200 – Bairro São Geraldo.
Qual é a sua reação?






