Encontro na Praça: Novo livro de Luiz Humberto França é um convite à reflexão sobre as diferenças
Escritores, acadêmicos, amigos e parentes de Luiz Humberto França prestigiaram, no fim de semana, o lançamento do seu novo trabalho. O segundo livro infantojuvenil do autor, trata de forme leve sobre os caminhos para se lidar com as diferenças. “No mundo corrido de hoje as pessoas andam intolerantes e criam-se polêmicas por pouca coisa. Então, com a finalidade de acolher a diversidade, seja de raça, gênero, religião ou outras, aproveitei dois elementos bem distintos, um poste e uma árvore, para mostrar que é possível a convivência pacífica, basta ter respeito, dialogo e agir com sabedoria, entendendo também o lado do outro.”
A estória se passa na praça Governador Valadares, centro da cidade, e narra um encontro inusitado porém real: “Um dia passando pela praça eu vi por acaso, uma pequena árvore amarrada a um poste. Isso me chamou atenção e a partir dali comecei a criar a estória,” explica França. A obra que já foi lançada nos festival literários de Ribeirão Preto e Paracatu, tem ilustrações de Rafael Nunes experiente artista de Belo Horizonte, pedagogo, pós graduado em artes visuais.
Encontro na Praça é o nono livro de França e traz algumas homenagens especiais. É dedicado a Vilma Cunha Duarte, amiga do autor e sua colega de Academia de Letras, que faleceu em outubro. E um dos personagens foi inspirado num cidadão araxaense bastante conhecido: Antônio César Duarte, mais conhecido como seu Toin Manganga, que trabalha há muitos anos como vendedor, no comércio de Araxá. Seu Toin aparece no começo da estória e é responsável por plantar a pequena muda de árvore na praça.
SOBRE O AUTOR
Luiz Humberto França é ex-presidente e membro da Academia Araxaense de Letras. Atualmente é vice-presidente da ASALEMG- Associação das Academias de Letras de Minas Gerais e curador do Fliaraxá.
Tem 9 livros publicados:
- Telejornalismo no Interior- esgotado
- Araxá 150 anos- esgotado
- O Colecionador de Histórias- esgotado
- Araxá em Detalhes- esgotado
- A Caçada- esgotado
-La Caceria-versão em espanhol de A Caçada lançada na Argentina- esgotado
- Olhos de Pedra- livro adaptado para curta metragem
- Colecionador de Historias – reedição revista e atualizada
- Encontro na Praça- lançamento
Qual é a sua reação?