Santa Casa de Araxá comemora 140 anos em noite de homenagens
Na noite da última terça-feira, dia 21 de outubro, o auditório do Colégio São Domingos de Araxá, foi palco de uma solenidade especial em comemoração aos 140 anos de fundação da Santa Casa de Misericórdia de Araxá. A solenidade reuniu diretores, colaboradores e ex-provedores do hospital.
A origem da história da Santa Casa de Araxá remonta a 1885, quando a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia adquiriu um prédio conhecido como “Hospício”, que teria pertencido à Irmandade dos Padres da Terra Santa. O imóvel foi comprado por Caetano Gonçalves Boaventura e transferido para a Irmandade dois anos depois. Era o começo de uma longa jornada de acolhimento aos doentes da cidade e região. De lá pra cá a casa de saúde cresceu, ganhou novas estruturas e diversificados serviços na área da saúde e se tornando referência em Araxá e região.
Durante a solenidade, o atual diretor-superintendente do hospital, Ivan José da Silva, destacou a importância da instituição de saúde para Araxá e região e valorizou o trabalho e colaboração de todos os provedores, parceiros, voluntários e amigos da Santa Casa, durante quase um século e meio de serviços prestados à comunidade. A noite também foi de homenagens e agradecimentos à provedores e ex provedores e seus familiares.
Ainda dentro da programação, Ivan da Silva, fez questão de reconhecer a solidez do hospital e a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população até em alta complexidade. Ele também anunciou a ampliação de alguns serviços e melhorias na Santa Casa de Araxá, como a implantação em breve da hemodinâmica que é o exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto.







