Caminhada técnica avalia nova rota turística regional
Quatro dias de bota na trilha para reconectar histórias, natureza e pessoas. Foi com esse espírito que uma equipe integrada pela Prefeitura de Araxá, Sebrae e outros parceiros percorreram na semana passada, trechos da histórica “Picada de Goyaz” para validar o traçado e levantar informações que subsidiem a criação da rota turística “Volta às Origens no Sertão da Farinha Podre”. O itinerário proposto liga Araxá, Tapira e o distrito de Desemboque (Sacramento) e soma cerca de 124 km. Ao todo, 19 participantes integraram a caminhada de avaliação, entre eles técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (como Vinícius Verçosa) e do IPDSA (como Juliana), além de representantes do trade local mapeados pelo Sebrae. A ação teve caráter técnico: checar trechos, registrar paisagens, fauna e flora, e mapear pontos de apoio. A equipe contou com carros de suporte, alimentação e pernoites em pousadas ou acampamento onde não tinha hospedagem. Com os dados coletados em campo, serão definidos, em conjunto com o Sebrae, os próximos passos da rota, como sinalização, material informativo, calendário de visitas e diretrizes de turismo sustentável. O projeto é conduzido pelo Sebrae, com participação da Secretaria de Turismo e do IPDSA. Como desdobramento, já foi feito o mapeamento do trade (alimentação, hospedagem, guias, artesanato e serviços), fortalecendo a economia dos locais por onde a rota passa. Sobre nível de dificuldade e recomendações ao público, essas orientações sairão do relatório técnico desta etapa e serão divulgadas junto com o plano operacional da rota sempre priorizando segurança, preservação ambiental e a experiência do visitante. “A rota ‘Volta às Origens’, na antiga Picada de Goyaz, preserva nossa história e convida a redescobrir paisagens únicas. O percurso valoriza as riquezas naturais e a culinária local, passando por propriedades que produzem queijos, doces e outros produtos típicos. É turismo autêntico e sustentável, que fortalece a economia das comunidades e o orgulho de ser araxaense.”, afirma a secretária municipal de Turismo, Alda Sandra.







