Tesouro suspende leilões e anuncia recompra de títulos para conter taxas

Governo cancelou as vendas de títulos prefixados e de papéis corrigidos pelo IPCA previstas para esta semana, e irá comprar papéis para combater a volatilidade The post Tesouro suspende leilões e anuncia recompra de títulos para conter taxas appeared first on InfoMoney.

Mar 16, 2026 - 12:00
 0
Tesouro suspende leilões e anuncia recompra de títulos para conter taxas

O Tesouro Nacional anunciou nesta segunda-feira (16) que cancelou dois leilões de títulos públicos que estavam previstos para esta semana, e que passará a fazer recompras de papéis.

A medida vem após forte disparada nos juros futuros na última semana, em meio à incerteza sobre o fim da guerra do Irã que provocou a alta do petróleo e renovou temores inflacionários pelo mundo.

O leilão de títulos indexados à inflação (Tesouro IPCA+) estava marcado para terça-feira, e o de prefixados seria realizado na quinta (19).

O Tesouro informou que vai manter apenas o leilão das LFTs, também previsto para terça. As LFTs são os títulos ligados à taxa básica de juros, a Selic, e equivalem ao Tesouro Selic para o investidor pessoa física.

O governo disse que começará a fazer leilões de compra e venda de títulos públicos, que significa que o Tesouro poderá entrar no mercado para comprar ou vender papéis, tentando reduzir oscilações excessivas e ajudar o mercado a voltar a funcionar com mais normalidade.

Em reação, os juros do Tesouro Direto amanheceram em baixa na maioria das modalidades, com destaque para os prefixados.

No comunicado, o órgão afirmou que o objetivo da medida é “oferecer suporte ao mercado de títulos públicos, assegurando seu bom funcionamento e o de mercados correlatos”.

Segundo o Tesouro, as condições dessas novas operações de recompra serão divulgadas no site do órgão.

The post Tesouro suspende leilões e anuncia recompra de títulos para conter taxas appeared first on InfoMoney.