Atividade empresarial da zona do euro tem contração inesperada em maio, mostra PMI
O mês de maio marca sua primeira vez este ano abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração The post Atividade empresarial da zona do euro tem contração inesperada em maio, mostra PMI appeared first on InfoMoney.


LONDRES (Reuters) – A atividade empresarial da zona do euro caiu inesperadamente de volta à contração neste mês, uma vez que o setor de serviços sofreu uma queda mais profunda na demanda, embora a indústria tenha mostrado mais sinais de estabilização, mostrou uma pesquisa.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto preliminar para a zona do euro do HCOB, compilado pela S&P Global e visto como um bom indicador de crescimento, caiu para 49,5 neste mês, em comparação com 50,4 em abril.
O mês de maio marca sua primeira vez este ano abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração, e o resultado foi pior do que a expectativa em uma pesquisa da Reuters de alta para 50,7.

Minidólar (WDOM25): Confira os pontos de suporte e resistência para esta quinta (22)
Saiba o que esperar para o minidólar hoje

Estrangeiro volta com força à Bolsa brasileira e pode aportar mais capital; entenda
Ibovespa renova recordes com fluxo estrangeiro positivo e otimismo global sobre o Brasil; setor financeiro, infraestrutura e consumo lideram preferências
“A economia da zona do euro parece não conseguir encontrar seu ponto de apoio. Desde janeiro, o PMI geral tem mostrado apenas um leve indício de crescimento e, em maio, o setor privado na verdade entrou em contração”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.
O PMI de serviços caiu de 50,1 para 48,9, sua leitura mais baixa desde janeiro de 2024 e muito aquém da estimativa da pesquisa de um aumento para 50,3.
Como a demanda caiu novamente, o otimismo entre as empresas de serviços em relação ao próximo ano diminuiu ainda mais. O índice de expectativas de negócios caiu de 55,1 para 54,0, sua leitura mais baixa em quase três anos.
Mas as fábricas mostraram mais sinais de recuperação, com o PMI de indústria subindo de 49,0 para 49.4, um recorde de quase três anos, ligeiramente acima da previsão de 49,3 na pesquisa da Reuters. Um índice que mede a produção e que alimenta o PMI Composto manteve-se em 51,5 em abril.
Parte da melhora pode ter vindo do fato de as fábricas terem cortado seus preços para sustentar a demanda. O índice de preços de produção caiu de 51,3 para 49,0, um recorde de baixa de cinco meses.
“A recuperação no setor industrial é ampla, com sinais encorajadores vindos tanto da Alemanha quanto da França. Novos cortes nas taxas de juros podem dar um impulso, e os preços mais baixos do petróleo em comparação com o ano passado também estão ajudando”, disse de la Rubia.
O Banco Central Europeu cortou as taxas de juros pela sétima vez em um ano no mês passado e os mercados estão atualmente precificando outra redução de 25 pontos-base na taxa de depósito em 5 de junho, para 2,00%.
The post Atividade empresarial da zona do euro tem contração inesperada em maio, mostra PMI appeared first on InfoMoney.
Qual é a sua reação?






