19 de novembro - Dia do Empreendedorismo Feminino
Nesta semana escreverei sobre o dia 19 de novembro, data em que comemoramos o Dia do Empreendedorismo Feminino, que tem como objetivo reconhecer e valorizar a contribuição das mulheres para o mundo dos negócios, além de incentivar o empoderamento feminino no mercado empreendedor.
O dia destaca a importância do empreendedorismo feminino como uma ferramenta de independência econômica e de transformação social, e visa promover a igualdade de oportunidades, apoiar o crescimento de mulheres em diferentes setores e inspirar novas gerações de empreendedoras.
A data também chama a atenção para os desafios enfrentados pelas mulheres no universo dos negócios, como a desigualdade de gênero, o acesso limitado ao crédito e às redes de apoio, além da necessidade de mais políticas públicas que incentivem o empreendedorismo feminino.
O Dia do Empreendedorismo Feminino foi criado para reforçar o papel das mulheres como agentes de mudança no cenário econômico e social, e para promover iniciativas que incentivem o crescimento e o sucesso delas no mundo dos negócios.
Os que já me acompanham sabem, que além de Advogada, também tenho um Grupo de Empreendedorismo Feminino, a Roda de Empreendedorismo com Elas, fundado em outubro de 2023 com a Psicóloga Carol Montoro, o qual já conta com 425 mulheres no Whatsapp, 1342 no Instagram e mais de 3000 visualizações no Catálogo, tendo já realizado 5 encontros presenciais para dar voz e visibilidade às mulheres que empreendem em nosso município além de também já ter realizado Ações Sociais com 5 Instituições do Município.
Na coluna desta semana darei destaque a um dos apoiadores deste belo Movimento, o CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus Araxá, que foi palco do 3º Encontro, realizado em março deste ano, onde pudemos contar com o apoio e a presença do Professor e Dr. Paulo Soave.
Na ocasião, várias mulheres participantes do Grupo tiveram a oportunidade de se reunirem para se aprimorar a respeito do Empreendedorismo e Empoderamento Feminino, momento em que o Grupo disponibilizou gratuitamente a logo para três empreendedoras que ainda não possuíam esta identidade visual. O encontro também teve como resultado a ação social promovida no Hospital de Brinquedos.
Ainda sobre o Cefet Araxá, Instituição Federal que oferece cursos gratuitos de Graduação, Pós Graduação e Técnicos, destaco o Vestibular que ocorrerá neste domingo para as 258 vagas ofertadas pela Unidade para os cursos de Edificações, Eletrônica e Mecânica dentre as vagas de curso técnico integrado (ensino médio junto com curso técnico) e técnico concomitante/subsequente.
Qual é a sua reação?