Brasil ficará livre da gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias, diz Fávaro

País confirmou seu primeiro foco de gripe aviária no plantel comercial na última sexta-feira (16), em um matrizeiro de aves em Montenegro (RS) The post Brasil ficará livre da gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias, diz Fávaro appeared first on InfoMoney.

Mai 19, 2025 - 14:00
 0
Brasil ficará livre da gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias, diz Fávaro
Carlos Fávaro, ministro da Agricultura (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil pode retomar o status de livre de gripe aviária se não houver novos casos da doença em 28 dias. O prazo é contabilizado para encerramento do foco pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O Brasil confirmou seu primeiro foco de gripe aviária no plantel comercial na sexta-feira, 16, em um matrizeiro de aves em Montenegro (RS).

“O objetivo é restabelecer a normalidade. É importante fazer todo o bloqueio e rastreamento de tudo que saiu da granja onde o foco foi detectado porque, com a inutilização da produção, diminuímos muito o risco de novos casos. Se não houver nenhum novo caso em 28 dias, podemos dizer aos compradores e ao mercado que o País volta ao status de livre de gripe aviária”, disse Fávaro a jornalistas ao chegar à pasta na manhã desta segunda-feira, 19.

O ministro também esclareceu que a investigação de suspeitas da doença é corriqueira pelo sistema de defesa agropecuária brasileiro. “É o rigor do sistema de ser eficiente e transparentes. Com o decreto de emergência zoosanitária, o sistema está mais alerta. Todos os fiscais estão alertas para qualquer tipo de suspeita. Ao primeiro sintoma de um animal doente, o alerta é colocado no sistema”, afirmou Fávaro. “Essa é a maior prova que o sistema está controlando os alertas com transparência. É por isso que o sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo e logo voltaremos à normalidade.”

Duas suspeitas investigadas

Duas suspeitas da doença são investigadas em plantel comercial no País com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo, conforme dados da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura.

Uma suspeita de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1) em granja comercial em Ipumirim, no oeste de Santa Catarina, é investigada pelo Serviço Veterinário Oficial.

Outra investigação em curso é sobre uma suspeita em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis, no norte de Tocantins. Ambas têm previsão de emissão de laudo ainda nesta segunda-feira.

Até o momento, há um caso confirmado de gripe aviária em granja comercial no País, em Montenegro, conforme dados da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Ministério da Agricultura. No total, há 164 casos da doença em animais silvestres no País (sendo 160 em aves silvestres e 4 em leões-marinhos), 3 focos em produção de subsistência, de criação doméstica, e 1 em produção comercial, somando 168 ao todo no País.

A influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do País. Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).

The post Brasil ficará livre da gripe aviária se não houver novos casos em 28 dias, diz Fávaro appeared first on InfoMoney.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Redação - JI Redação do Jornal Interação da Cidade de Araxá - Minas Gerais.