Programa de Acessibilidade para Todos

Araxá, cidade reconhecida por sua beleza natural e rica história, dá um passo importante rumo à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva com o lançamento do Programa de Inclusão e Acessibilidade para Todos. A iniciativa, coordenada por Sérgio Braga, tem como objetivo principal garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, tenham acesso igualitário aos espaços e serviços da cidade.
O projeto de estudos acadêmicos e sociais vai além da simples obrigação legal e aborda a acessibilidade como um valor fundamental para a construção de uma sociedade mais humana e equitativa. Através de pesquisas e ações práticas, o programa busca compreender os desafios, mapear as principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência em Araxá, como a falta de acessibilidade em espaços públicos, transporte e comunicação.
Promovendo a conscientização e realizar campanhas educativas para mudar a cultura e combater o preconceito e o capacitismo. Acompanhar e garantir o cumprimento das leis que garantem a acessibilidade, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Criar mecanismos de apoio às pessoas com deficiência e seus familiares, como orientação jurídica e psicológica.
Segundo dados do Censo do IBGE divulgados em 2023 cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país (ou 8,9% desse grupo etário) tinham algum tipo de deficiência. No terceiro trimestre de 2022, a taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência foi de 19,5%, enquanto entre as pessoas sem deficiência essa taxa foi de 4,1%. Apenas 25,6% das pessoas com deficiência tinham concluído pelo menos o Ensino Médio, enquanto 57,3% das pessoas sem deficiência tinham esse nível de instrução. A taxa de participação na força de trabalho das pessoas sem deficiência foi de 66,4%, enquanto entre as pessoas com deficiência essa taxa era de apenas 29,2%.
O Programa de Inclusão e Acessibilidade para Todos se baseia em seis pilares fundamentais.
1. Reconhecimento da dignidade: Valorizar a individualidade e os direitos de todas as pessoas.
2. Combate ao preconceito: Promover a inclusão e a diversidade.
3. Cumprimento da lei: Assegurar que as normas de acessibilidade sejam cumpridas.
4. Fiscalização: Criar mecanismos para garantir a implementação das medidas acessíveis.
5. Suporte: Oferecer apoio jurídico e psicológico.
6. Conscientização: Promover ações de educação e sensibilização.
A construção de uma cidade inclusiva é um processo contínuo que exige o engajamento de todos. Através do diálogo, da cooperação e da implementação de políticas públicas eficazes, Araxá está dando um passo importante rumo a um futuro onde todas as pessoas tenham a oportunidade de realizar seu pleno potencial.
Qual é a sua reação?






