Araxá dá primeiros passos para o crescimento na produção de citricultura
Araxá começa a trilhar um caminho promissor rumo à consolidação como um polo de citricultura. A cidade agora investe em estratégias para proteger sua produção agrícola contra o greening, uma doença que já afetou importantes regiões produtoras de laranja no Brasil e no exterior. Produtores locais têm tomado medidas preventivas para garantir um ambiente seguro e produtivo para o cultivo de citrus, em busca de transformar a região em uma referência nacional.
O produtor rural Gilberto Castro destaca os esforços realizados, como a substituição de pés de laranja possivelmente contaminados por novas mudas. Segundo ele, esses cuidados são essenciais para evitar que a doença se espalhe e comprometa a produção futura. "Araxá tem um grande potencial de se tornar um polo de citricultura, e a prevenção contra o greening é o primeiro passo para atrair investimentos e fortalecer a economia local", explica.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Italo Marcus Fonseca Borges, a expectativa é que a região alcance 10 mil hectares de plantio em breve. "Esse é um dos grandes passos para que Araxá se torne uma grande produtora de laranja, por meio dessa visão e desse cuidado preventivo. A retirada de murtas e outras plantas hospedeiras do inseto transmissor do greening, o psilídeo, é uma medida crucial para proteger os pomares locais", afirma.
Qual é a sua reação?