Bessent diz que medidas sobre limite da dívida dos EUA podem se esgotar em agosto
Bessent pediu que o Congresso a “aumente ou suspenda o limite da dívida até meados de julho, antes do recesso programado, para proteger a plena fé e crédito dos Estados Unidos.” The post Bessent diz que medidas sobre limite da dívida dos EUA podem se esgotar em agosto appeared first on InfoMoney.


O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, informou aos legisladores americanos que a capacidade de seu departamento de usar manobras contábeis especiais para permanecer dentro do limite da dívida federal pode se esgotar em agosto.
Em uma carta ao presidente da Câmara, Mike Johnson, Bessent disse que “após revisar as receitas da recente temporada de declarações de impostos de abril, há uma probabilidade razoável de que o caixa do governo federal e as medidas extraordinárias se esgotem em agosto, enquanto o Congresso está programado para entrar em recesso.”
Bessent pediu que o Congresso a “aumente ou suspenda o limite da dívida até meados de julho, antes do recesso programado, para proteger a plena fé e crédito dos Estados Unidos.”
Esse cronograma pressiona os republicanos a concordarem rapidamente com um grande pacote de impostos e gastos nas próximas semanas — o veículo legislativo ao qual eles anexaram um aumento de US$ 5 trilhões no teto da dívida. O novo cronograma de agosto para as medidas extraordinárias efetivamente serve como um prazo para o Congresso aprovar o pacote econômico assinado pelo presidente Donald Trump.
Bessent já havia afirmado que o trabalho nesse pacote deveria ser concluído até 4 de julho, embora o líder da maioria no Senado, John Thune, tenha chamado tal prazo de aspiracional.
Análise de Wall Street
Os EUA atingiram seu limite estatutário atual de US$ 36,1 trilhões no início de janeiro, e o Tesouro tem utilizado chamadas medidas extraordinárias para evitar um possível calote nas obrigações federais. O novo cronograma de Bessent reflete a estimativa mais recente do departamento sobre quando essas medidas, juntamente com seu estoque de caixa, se esgotarão.
O Tesouro já havia utilizado a maior parte de suas medidas especiais até 7 de maio, de acordo com uma declaração anterior do departamento. Analistas de Wall Street entrevistados pela Bloomberg recentemente indicaram que o período entre agosto e outubro seria quando o Tesouro ficaria sem dinheiro para pagar as obrigações dos EUA em dia. O chefe do Escritório de Orçamento do Congresso, Phillip Swagel, disse no início deste mês que o braço não partidário do legislativo ainda estima que esse ponto ocorrerá “no final do verão — em agosto, até setembro.”
Se os legisladores republicanos não conseguirem resolver isso a tempo, precisarão negociar com os democratas — oferecendo ao partido da oposição a alavancagem para potencialmente restringir algumas das iniciativas de Trump.
Durante impasses no Congresso sobre limites de dívida no passado, os investidores tendem a vender os títulos do Tesouro mais vulneráveis a um possível calote, em favor de títulos que vencem antes ou depois da chamada data X, quando o caixa e as medidas extraordinárias do departamento se esgotam — criando uma distorção na curva.
As notícias desta sexta-feira foram divulgadas no final do dia de negociações, no entanto, e não houve uma distorção imediatamente óbvia.
Bessent afirmou repetidamente que os EUA evitarão qualquer calote, começando com sua audiência de confirmação no Senado em janeiro.
“O governo dos Estados Unidos nunca vai dar calote”, disse o chefe do Tesouro durante uma audiência do Comitê de Apropriações da Câmara. “O Tesouro não usará nenhuma artimanha. Vamos garantir que o teto da dívida seja elevado.”
Trump já expressou interesse em eliminar completamente o teto da dívida, mas muitos conservadores fiscais dentro do Partido Republicano têm uma visão diferente sobre o mecanismo e prometeram que não votarão para aumentá-lo.
© 2025 Bloomberg L.P.
The post Bessent diz que medidas sobre limite da dívida dos EUA podem se esgotar em agosto appeared first on InfoMoney.
Qual é a sua reação?






