Crianças de Araxá lançam livro no FestNatal com autógrafos e exposição de fotos

A Fundação Cultural Acia (Facia) lançou no domingo (22) o livro “Princesa Clara e o aniversário dos presentes que o coração escolheu”, dentro da programação do FestNatal Araxá 2024. A obra foi elaborada por 50 crianças da cidade durante uma oficina em outubro. Conduzido pelos escritores Cesar Campos e Rafael Nolli, o projeto convidou crianças de praticamente todas as escolas de Araxá para participar de uma oficina literária. Representantes de instituições públicas, particulares e até rurais aceitaram o desafio de criar uma história de Natal, explorando sua imaginação e talento. “A proposta foi trazer as crianças para participarem efetivamente de todo o processo de criação. Elas não só escreveram, mas também contribuíram com ideias para as ilustrações, o que resultou em uma obra coletiva e surpreendente”, explica Rafael Nolli.
Emocionante e inédito
Durante a oficina, as crianças, inspiradas por um texto motivador, desenvolveram juntas a história de uma princesa que decide criar uma lista de presentes especiais para o seu aniversário, não baseada em bens materiais, mas no que traz felicidade aos seus amigos.
Pela primeira vez, o tradicional livro do FestNatal apresenta um conto de fadas. A trama aborda valores como amizade, generosidade e solidariedade, alinhados ao espírito natalino. A história ganhou vida com as ilustrações de Luciano Rodrigues e foi cuidadosamente editada pelo ilustrador antes de sua publicação.
Com mais de 70 páginas, “Princesa Clara e o aniversário dos presentes que o coração escolheu” teve um novo lançamento na segunda-feira (23).
Protagonistas no centro das atenções
As crianças que participaram do projeto terão seu momento especial ao autografar os livros para a comunidade. A emoção promete marcar o evento, especialmente quando os pequenos autores dedicarem o primeiro autógrafo a amigos ou familiares.
Além disso, o projeto inclui uma exposição, com quadros fotográficos das crianças, destacando o impacto da participação delas nessa vivência criativa. Para Cesar Campos, o projeto foi muito mais do que uma atividade literária: “Trabalhar com as crianças e observar suas ideias ganhando forma foi emocionante. Elas criaram algo único, com uma mensagem que reflete o verdadeiro significado do Natal: o valor dos sentimentos, da amizade e da empatia”, diz.
Qual é a sua reação?






